sexta-feira, 21 de março de 2008

Paris é logo ali, oui!

Rafael PieroniSetembro 06

Concentre-se nas belas paisagens, na cultura, na sonoridade do idioma e, no melhor, para quem está em Londres, uma viagem até Paris pode demorar uma hora e sair a menos de 50 libras.
Um fim de semana na capital francesa é tempo suficiente para bater ponto nos principais cartões turísticos, saborear um pouco da culinária e fazer amigos. Claro, se você puder ficar mais tempo, não hesite! Os franceses são, na maioria, mais calorosos que os britânicos e além disso, como turista, você sempre vai acabar esbarrando com gente do mundo inteiro por lá.

O Eurostar, o trem que liga Londres e Paris, pode ser a opção mais cômoda. De metrô você chega até estação de Waterloo, de onde sai o trem. Depois de cerca de duas horas e meia de viagem, você esta na estação Gare du Nord, no centro de Paris, onde também tem acesso a linhas de trem, metrô e ônibus. Se a reserva for feita com antecedência, o preço da passagem pode ficar em menos de 50 libras por trecho. E se você for estudante ou tiver menos de 26 anos, ainda consegue um desconto no valor do bilhete. Até paris, você vai ver belas paisagens do sul da Inglaterra e do norte da França. E para quem é marinheiro de primeira viagem, nada como o túnel construído debaixo do Canal da Mancha. Claro, não dá para ver nada, mas a sensação de ter um oceano em cima de você é um tanto interessante!
Há sempre outras opções, como ônibus, saindo da Victoria Coach (terminal perto de Victoria Station), além das famosas companhias que voam low cost, como a Easyjet ou a Ryanair que sempre oferecem promoções. Para conseguir preços bem baratos (algumas vezes, menos de 50 libras os dois trechos) é preciso reservar com antecedência. Mas lembre-se que, normalmente, os aeroportos que essas companhias operam são distantes dos grandes centros. Por isso, pesquise antes para saber se terá despesas com táxi ou trens extras.
Em Paris, sem gastar todos os euros da carteira!Bom, se em Paris a a sua opção é economizar, usar o passe chamado "Paris Visite" é a melhor opção. Num bilhete para três dias, com direito a três zonas da cidade, você paga menos de vinte euros. Ah, um detalhe: pesquise antes de trocar suas libras (ou dólares) por euros. Procure uma casa de câmbio livre de comissão.
Bem, com o passe na mão, você pode rodar por todos os pontos turísticos e lugares badalados da cidade. Com um bom guia, você consegue todas as dicas imperdíveis, mas o meu conselho é tentar mesclar os programas de turista com o cotidiano da capital, dos parisienses. Um bom exemplo pode ser o bairro de St. Germain des Prés – charmoso e nem tão procurado por quem vem de fora.
Ate andar de metrô é atração em ParisSe você está acostumado com a monotonia no metrô de Londres, prepare-se para o que pode encontrar no de Paris. Por lá, a novidade já comeca na entrada do vagão. Há uma maçaneta que você precisa abrir para entrar ou sair do trem! Fique atento para não acabar perdendo a estação. Outra curiosidade são os músicos. Como Londres, há sempre alguém se apresentando pelos corredores das estações. Mas em Paris, eles vão mais além. Se apresentam dentro do trem. No meio dos passageiros. E não são apenas músicos. Há teatro de marionetes e até dança. Num vagão, um ator encenava uma peça com bonecos. No outro, dois garotos com cerca de 12 anos, dançavam ao som de rap.
Pausa para comida Comida é um prazer e tanto na França. Mas tente fugir dos restaurantes dos pontos turísticos. Não que sejam ruins. Pelo contrário, difícil encontrar restaurante ruim por lá, mas é que eles oferecem preços bem mais salgados...
Uma dica pode ser comer na região dos grands boulevards, onde os franceses almoçam. O preço do prato do dia, por exemplo, pode sair a menos de dez euros. Quase o valor de um lanche do Mc Donalds! Por falar em Mc Donalds, é claro que a rede americana está por lá também, em todas as partes. Mas com um diferencial... além de refrigerantes, sucos e água, eles vendem cerveja nas lojas.
L'amourUma dica nos dia de sol é fazer como os franceses que ficam de papo para o ar a beira do rio Sena. No acesso perto da catedral de Notre Dame, por exemplo, eles descem e ficam aproveitando o tempo com os amigos, e claro, namorando.. Aqui, expressar o amor é quase norma. Casais vivem se beijando apaixonados em cada esquina. Aquela cena típica de filme francês acontece de verdade.E nesse clima romântico, se você estiver sozinho, nao é dificil encontrar companhia. Quem sabe, será mais um bom motivo para você voltar a Paris numa outra ocasião. Afinal, é logo ali!

Nenhum comentário: