sexta-feira, 21 de março de 2008

Paris Econômica

Paris econômica : o OiLondres! passou três dias em Paris por menos de £200, com passagem (de Londres) incluída, sem passar fome nem dormir na rua!
Marina Lima

Paris: a cidade luz, a cidade recheada de glamour, a língua mais sensual do mundo... Um sonho de consumo para muitos, inclusive pra mim! Estando tão pertinho de Londres, sempre foi uma das minhas metas, mas como todo mundo sabe a situação não tá fácil, e com muito custo consegui economizar £200.00. Não é muito, mas foi só o que eu consegui juntar e estava determinada a conhecer Paris. Arrumei mais 3 amigos pra ir junto e todos com a mesma situação financeira, e o mais importante: o mesmo espírito de aventura!!
Eu me responsbilizei por arrumar transporte e acomodação pra todo mundo. Gastei mais ou menos duas horas na internet e consegui resolver tudo:
Passagem de ônibus ida-e-volta: £ 42.00 cada (£40.00 + £2.00 booking fee)
Acomodação para 2 noites: € 32.00 cada (€30.00 + €2.00 booking fee para quartos duplos com TV e pia, em um Bed & Breakfast a 5 minutos de uma estação do metrô, que fica a 15 minutos do centro de Paris). De mochilinha nas costas, prontos pra se aventurar por Paris, partimos para Victoria Coach Station (que fica ao lado da Victoria). Como a viagem demora umas 8 horas (mais uma hora do fuso horário), a gente optou por sair daqui à noite (21h00) e chegar lá de manhã (6h00). Não vá pensando que é um desses ônibus modernos do Brasil, tipo leito, mas é confortável.
A estação internacional de ônibus de Paris é junto com uma estação do metrô (ou métro, como é chamado), o que foi uma mão na roda. Lá, a gente comprou um bilhete de turista para 3 dias que saiu por €18.00 cada. Vou ser bem sincera: compensa e muito! O metrô tem várias linhas, que andam super rápido (näo me lembro de ter esperado mais de 3 minutos em nenhuma estação) e as estações são super perto uma da outra. E uma pessoa acostumada a andar no tube de Londres não vai achar problemas em se locomover. O bilhete vale também pros ônibus de linha e pro RER, que é o sistema ferroviário (este pode ser um pouco mais lento, portanto se estiver com pressa, tente evitá-lo usando rotas alternativas do metrô).
O check-in no hotel só poderia ser feito após as 15h00, mas deixamos a bagagem na recepção e nos aventuramos num café-da-manhã ali por perto mesmo, enquanto decidíamos o que seria do resto do dia. Na verdade, parando pra pensar, a gente deveria ter ido ao centro de Paris pra esse café, mas na hora não passou pela cabeça de ninguém... primeiro, é que nos bairros mais afastados, não é todo mundo que fala inglês, e a gente só conseguiu fazer o pedido porque um dos clientes se prontificou a ser nosso intérprete. Mas depois que ele foi embora, a tentativa de pedir um pouco de manteiga pros croissants resultou em duas baguetes com manteiga. Tudo bem, tava todo mundo com fome, mesmo! E depois, nos outros dois dias a gente acabou tomando o café no hotel mesmo, porque já estava incluso na diária.
Nossa primeira parada logo depois foi uma das estações centrais de metrô e pedimos mapas do metrô, mapas de atrações turísticas, panfletos de tours de ônibus e, pra nossa surpresa um de bicicleta, guia de museus, etc... De lá fomos para o Museu do Louvre. A entrada custa €8.50, e vale cada centavo. Pra quem não sabe, o Louvre é um dos maiores museus do mundo e é onde está a famosa Mona Lisa. Nós optamos por ir na sexta-feira, porque nos finais de semana normalmente as filas são imensas, pra entrar e pra ver a famosa pintura de Leonardo da Vinci. Pra minha frustação, a Mona Lisa fica atrás de uma corda de isolamento a mais ou menos 5 metros, e se você estiver em um dia de sorte, vai conseguir chegar perto da corda! Não se engane e pense que a pintura é a única coisa pra ver no Louvre, então assim que chegar, pegue um dos guias do museu (não tem em português, mas tem espanhol e inglês!) e planeje seu tour, porque o museu é enorme e você pode se cansar só de ficar andando de um lado pro outro pra chegar às salas que te interessam.
Do Louvre fomos direto para a Catedral de Notre Dame, mas não sem aproveitar os belos jardins que estäo logo do lado oposto a entrada principal do museu, a famosa pirâmide de vidro, para um pic-nic e assistir a um animado jogo de bocha entre os aposentados locais!
A Catedral que se tornou famosa pela lenda do Corcunda de Notre Dame, é um dos vários pontos turísticos onde você tem a opçäo de ver a cidade de um lugar mais elevado, mas como a grana tava curta, resolvemos que a Torre Eiffel seria o único lugar que pagaríamos pra subir!
Depois de tanto andar, resolvemos entrar em um pub... foi então que descobrimos por que o pessoal não bebe tanto por lá: uma pint de cerveja custa €6.00 e a partida de sinuca €2.00. Depois de uma pint cada um e uns dois jogos na mesa, resolvemos que além da grana ser pouca, o corpo tava pedindo um descanso, principalmente pela noite mal dormida, e resolvemos ir a um supermercado pra comprar salame, queijo, alface e tomate...hum!!! No caminho do hotel, compramos 2 garrafas de vinho e uns croissants... uma noite tranquila no hotel, tentando entender a televisão francesa, que na verdade não é nada melhor do que a TV inglesa!
Segundo dia e todo mundo no gás... comendo o máximo possível no café da manhã, que tenho que admitir não deixou a desejar! Depois do café, uma breve reunião pra decidir o itinerário e, ao invés do tradicional ônibus que circula pelos vários pontos turísticos (e custa €24.00), optamos por alugar bicicletas (a €8.00 por bicicleta por 4 horas, com uma garrafa d`água de brinde) e fazer o tour por nós mesmos. Com mapa na mão, fomos do Louvre à Praça de la Concorde, de onde subimos a Champs Elysée até o Arco do Triunfo. Ali perto tem um parque lindo com um lago enorme onde fizemos o pic-nic do almoço e relaxamos um pouco, porque na ida foi tudo subida. Na volta fomos até o Troccadero, que fica exatamente do lado oposto à Torre Eiffel, que é enorme... eu não imaginei que seria tão grande, sabia que era grande mas me surpreendi com o tamanho! Continuamos pelo parque que fica logo em frente à torre e voltamos pra devolver as bikes, mas não sem antes dar uma olhada no prédio do museu de Arte Moderna, o Centro Georges Pompidou! UFA!!!
A idéia era tentar pegar o pôr-do-sol em cima da torre para a gente ver a cidade de dia e à noite, mas infelizmente os ventos estavam muito fortes e o último andar da torre estava fechado! Então fomos até Bastille, o famoso bairro judeu, para um jantar delicioso em um pequeno restaurante. Que acabou sendo super econômico: dividimos uma salada e uma garrafa de vinho entre os 4, cada um pediu seu prato (que não teve nada a ver com os restaurantes franceses do Brasil, onde as porçöes säo minúsculas) e dividimos 2 sobremesas, mesmo porque todo mundo tinha comido demais e não aguentava comer mais nada, mas os nomes das sobremesas em francês soavam mais deliciosas que o normal e ninguém conseguiu resistir! Com essa super janta, saimos rolando do restaurante e gastamos apenas €15.00 cada. Todo mundo tava cansado, mas resolvemos dar uma passadinha rápida na Moulin Rouge, só pra não dizer que nem vimos nada da noite parisiense... encontramos um pub super bacana com música ao vivo onde tomamos algumas, mas não muitas, porque além do cansaço, a janta tava ocupando todo o espaço do estômago.
Conseguimos pegar o último metrô pro hotel e no dia seguinte acordamos cedo pra enfrentar a enorme fila pra tentar subir na Torre Eiffel (€10.40 para ir ao topo). Só demorou 3 horas pra subir os 320m! Mas valeu a pena esperar... Paris é ainda mais bonita vista das alturas! De lá fomos ao famoso cemitério Père Lachaisse, onde estão os túmulos de várias celebridades como Jim Morrison e Chopin, depois partimos para o Museu da Ciência (€7.50) onde as exposiçöes são muito bem elaboradas, você pode escolher quais exposições quer ver, e a maioria tem explicações em francês, inglês e espanhol!
Depois de um sanduíche rápido corremos para a estação, e nem acredito que passou tão rápido... Então, enquanto esperava na rodovoária para poder embarcar no ônibus, a hora da verdade chegou para mim, e a calculadora começou a funcionar. Pra minha surpresa, gastei apenas £192.00 e além de tudo citado acima, trouxe 2 garrafas de vinho, 10 cartões postais, 2 camisetas, 1 blusinha, 1 moleton, 1 chaveiro e 2 isqueiros... lembrancinhas pra família toda!
Aqui vão algumas dicas: Se vocë é menor de 25, há vários descontos em entradas de museus e até mesmo na passagem de metrô (o day pass sai por €3.50)
Se quiser comprar postais, não compre dentro dos museus. Do lado de fora sempre vai ter lojinhas que vendem mais barato. Eu comprei 10 por €1.00 do outro lado da rua do Louvre, onde cada um custava €0.90. O mesmo vale para água, refrigerante e café.
O ônibus foi da empresa Nation Express: www.nationalexpress.co.uk
O hotel eu reservei no www.lastminute.com – preste atençäo se o café-da-manhã realmente está incluso e veja se o hotel é perto de alguma estação do metrô.
É possível alugar bicicletas no shopping que fica em cima da estação de Les Halles do metrô.

Candy disse...

Olá Gostaria de Saber o email da Marina Lima, nos próximos meses viajo de férias para Londres e gostaria de saber mais sobre a cidade com ela. Adorei as dias.