domingo, 16 de março de 2008

Dicas para aprender inglês

Se você está em Londres com o objetivo principal de aprender inglês, não pense que frequentar rigorosamente as 15 horas de aulas semanais da melhor escola da Inglaterra vai ser suficiente para garantir um certificado no fim do curso. Aprender uma língua estrangeira, por mais que você tenha visto todas as regras gramaticais durante o seu tempo de escola no Brasil, é um desafio ainda maior do que qualquer um imagina antes de se ver num outro país. E para isso, é preciso mergulhar de verdade no universo que ela apresenta. Mas ao mesmo tempo que trata-se de uma tarefa difícil, são inúmeras as oportunidades de exercitar a língua da Rainha fora das salas de aula e, assim, agilizar o processo de aprendizado. E o melhor de tudo, em formas totalmente gratuitas e quase sempre divertidas, mas que muitas vezes simplesmente passam e as pessoas não aproveitam.
Para começar, evite morar com brasileiros, por mais confortável que isso seja. Ainda que seja mais caro alugar um quarto em casa de família nativa, isso vai fazer com que seu Inglês de um salto qualitativo enorme em termos de se comunicar a respeito de questões práticas do dia-a-dia. Uma solução mais em conta e que é ainda melhor do que morar em um lugar onde as pessoas falam Português o tempo todo é dividir um espaço com estudantes de outras nacionalidades, o que vai fazer com que a comunicação também seja canalizada para o Inglês, ainda que com sotaques estranhos e possibilidade de absorção de alguns erros gramaticais típicos de gente que, como você, ainda esta aprendendo.
Durante todo o tempo que estiver em casa, se possível, deixe a televisão ligada, ainda que você esteja na cozinha preocupado com o jantar ou cochilando no sofá. Mesmo que você nao esteja prestando atenção, simplesmente ouvir o que esta sendo dito ajuda seu ouvido a ir se familiarizando com os sons em Inglês. Ainda está na primeira fase do aprendizado e a televisão parece mais em grego que em Inglês? Vire fã dos programas infantis, que são muito mais interessantes do que no Brasil. E se o programa é daqueles que vale a pena assistir de verdade, tente não perder a concentração se não estiver entendendo muito. Para ajudar a compreender melhor o que se passa na "telly", uma boa dica é acionar a legenda para pessoas surdas, oferecida pela maior parte das emissoras e que basta ter um aparelho de Tv não muito antigo para captar. Obviamente, elas são em inglês, e tirando as dos programas ao vivo, que entram com alguns segundos de atraso, são ótimas para estabelecer em sua mente a ligação entre o som e a palavra escrita. Da sala de aula para a aula nas ruas
Andando pela cidade, não perca a oportunidade de ler e tentar entender placas, anúncios, letreiros, propagandas e tudo mais que aparecer em sua frente. É uma excelente forma de captar nomes e expressções simples e importantes, como por exemplo, como se chama açougue, padaria, estacionamento, farmácia e coisas do gênero. Se não tiver o que fazer, basta entrar em uma loja de qualquer coisa e lá estão milhares de nomes a serem aprendidos: como se chamam peças de roupa, de calçados, carros, artigos de papelaria, remédios, e mais uma infinidade de produtos. Ao fazer compras nos supermecados, não se ligue apenas nos preços, preste atenção nos nomes dos artigos de higiene, dos vegetais e de tudo quanto é gênero alimentício. Tudo está lá escrito e você nem precisa perguntar a ninguém: basta olhar, ler e memorizar.
Se você anda de ônibus, aproveite o tempo da viagem entre as ruas sempre engarrafadas para ouvir rádio, mas nada de música! Uma boa dica é a BBC Radio Four, que além de noticiários a cada hora, tem programação recheada de entrevistas com gente conhecida, debates entre os ouvintes e várias radionovelas até engraçadas. Isso vai fazer com que você aprenda mais rapidamente a entonação correta das palavras, pegue gírias locais e expressões faladas nas ruas, mas que passam distante dos livros da escola. Não desanime se não conseguir entender absolutamente nada do que esta sendo dito na primeira tentativa: com o tempo seu ouvido se acostuma, e você começa a captar a mensagem quase que de forma natural.
Mas se andar de metrô é a sua opção favorita, na maioria das vezes fica inviável ouvir rádio. Não se preocupe, outras boas oportunidades estão lá para serem aproveitadas. Se posicione sempre perto de gente que esta conversando e fique de orelhas em pé, enquanto faz de conta que não está nem aí para a conversa. Algumas pessoas se mostram abertas a bate-papo com estranhos, e se alguem puxar assunto comentando sobre o tempo ou o atraso dos trens, o que é quase comum, não deixe de tentar manter a comunicação por mais alguns minutos e incluir outros assuntos. Mas atenção: é muito fácil ouvir todas as línguas do mundo em uma viagem de metrô em Londres, se certifique que seus "elementos de pesquisa" estão falando Inglês de verdade!
Lendo e aprendendo
Para os dias mais tranquilos, quando os companheiros de viagem estão introspectivos, ou quando a pilha do rádio comecar a dar sinais de que vai acabar no meio de uma viagem, nada de ficar pensando bobagem. Garanta um dos exemplares gratuitos do Metro ou da TNT Magazine e aproveite para aprimorar sua leitura. Tratam-se de um jornal diário e uma revista semanal, ambos de leitura fácil e diversificada, e que sempre ajuda a reconhecer novas palavras e a fixar na memória formas verbais, conjunções, advérbios e todas aquelas coisas que os professores tanto repetem na escola. Ou, se preferir, carregue seu livro - em bom Inglês obviamente - embaixo do braço. Sem grana para comprar um? Passe um tempinho em uma das inúmeras bibliotecas públicas, escolha suas leituras prediletas, faça sua ficha e pegue emprestado o livro que te despertar mais interesse e vontade de ler! Opção é o que nao falta!
No mais, para qualquer ocasião, nao pense que aquele velho dicionário Inglês/Português que veio na mala é o seu melhor amigo. Antes de procurar por uma palavra da qual você não faz idéia, gaste alguns segundos tentando decifrar o sentido pelo contexto e pelas palavras que você já conhece. Aí sim, para tirar a dúvida, olhe no dicionário, mas dê preferência em um que seja Inglês-Inglês mesmo. Isso é fundamental para fazer seu vocabulário crescer e te forçar a raciocinar em Inglês, de forma que você vai aprender a construir o seu pensamento na nova língua que te aparece como desafio. Quando isso começar a acontecer, ou quando você começar a sonhar em Inglês, pode ter certeza que está aprendendo de verdade.
Ah, e não deixe de considerar a maior união de útil com agradável que você pode encontrar em Londres: se estiver com o coração livre, trate de se apaixonar por um inglês ou uma inglesa. Não tem quem nao aprenda rapidinho com "private lessons" ao pé do ouvido!

Nenhum comentário: